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NORMAM 02 – Novos requisitos

NORMAM 02/ DPC – MARINHA DO BRASIL – DIRETORIA DE POSTOS E COSTAS

A NORMAM 02 estabelece normas da Autoridade Marítima para embarcações destinadas à navegação interior com exceção as embarcações empregadas na atividade de esporte e/ou recreio.

Fotografia da embarcação CT58 JURUÁ ESTALEIROS E NAVEGAÇÃO COM VÁLVULAS ROMÃO

A NORMAM 02 tem por objetivo garantir maior segurança para embarcações, reduzindo as emanações dos vapores para atmosfera e consequentemente diminuir o risco de formação de atmosfera explosiva, protegendo o seu professo, o meio ambiente e a saúde das pessoas em volta.

TEXTOS CONFORME A NORMAM 02:

  • O sistema de ventilação dos tanques deve ser dotado de dispositivo destinado a manter os tanques fechados e protegidos, assegurando que nem a pressão ou vácuo nos tanques excedam os parâmetros estabelecidos em projeto. Este dispositivo deve ser composto por Válvulas de Alívio de Pressão e Vácuo (VAPV) e Corta-Chamas (CC), certificados de acordo com a norma ABNT NBR ISO 16852 – “Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de aplicação”. O certificado deverá ser emitido por organismos credenciados. “

   Isso ocorre porque durante o carregamento e descarregamento do tanques das balsas, se tem a mistura de ar + vapor do fluído, podendo gerar uma atmosfera explosiva. Para realizar estes processos com segurança a NORMAM 02 requer a instalação das válvulas de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas integrado. Com relação ao certificado, a NORMAM exige que os dispositivos sejam projetados e ensaiados de acordo com a Norma brasileira ABNT NBR ISO 16852.

  • Devem ser instaladas Válvulas de Alívio de Pressão e Vácuo com Corta-Chamas incorporado, de forma individual para cada tanque. Como alternativa, pode ser instalado um sistema único de coleta de vapores, ligados a uma VAPV com CC. Neste caso, também deve ser instalado um Corta-Chamas individual para cada tanque.”

  Aqui neste item, a NORMAM 02 determina que devem ser instaladas uma VAPV+CC para cada tanque individualmente, diferente das configurações atuais que são práticas de mercado, onde geralmente é uma VAPV para cada dois tanques. A alternativa proposta pela NORMAM 02, autoriza criar um sistema único de coleta dos vapores, através de uma tubulação que interligara todos os tanques levando os vapores ou admitindo ar por uma única VAPV+CC. E para cada saída do tanque deverá ser instalado um corta-chamas a prova de detonação em linha.

  O corta-chamas a prova de detonação em linha é um dispositivo de segurança, deve ser projetado e ensaiado de acordo com a Norma brasileira ABNT NBR ISO16852 – “Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de aplicação”.

  • “Para o dimensionamento das VAPV com CC incorporado, deve ser considerada a vazão por ocasião do carregamento ou do descarregamento dos tanques, assim como a influência climática devido ao aquecimento solar ou resfriamento.”
  • “O dimensionamento das VAPV e CC deve ser efetuado em conformidade com Norma ABNT NBR ISO 28300 – Indústria do Petróleo, Petroquímica e do Gás Natural – Ventilação de Reservatórios de Estocagem à Pressão Atmosférica e à Baixa Pressão.”

 Desta forma, as balsas com os tanques parcialmente cheios ou cheios, vão poder permanecer fechados também em trânsito, faça sol ou chuva, as válvulas de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas integrado vão assegurar que nem a pressão ou vácuo nos tanques excedam os parâmetros estabelecidos em projeto. Minimizando as perdas por evaporação, protegendo contra explosão e protegendo pessoas e o meio ambiente.

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