Notícias e Blog

Certificação e sua importância

Certificação é afirmação da certeza ou verdade de; atestado, prova.

Hoje em dia é comum as empresas solicitarem um produto e exigir a certificação com o objetivo de assegurar a confiabilidade e a qualidade do produto que está comprando.

Mas o termo “Certificação” confunde muito as pessoas. Elas acabam comprando produtos com certificação, porém após uma análise minuciosa do documento, ela não reflete a verdade, ou seja, a confiabilidade e a qualidade do produto são questionáveis e não possuem o mínimo de confiabilidade e muito menos a qualidade exigida nas Normas técnicas.

Então como se proteger e comprar produtos com “Certificação” e garantir que os produtos foram realmente ensaiados de acordo com as Normas técnicas?

Para produtos importados, dependendo do país de origem e de suas exigências legais, os certificados são emitidos por empresas certificadoras como exemplo DNV-GL, TUV, Bureau Veritas, Lloyd´s Register etc. Cada um com seus procedimentos e certificando com base em Normas regulamentadoras, Normas técnicas nacionais e, na ausência ou omissão destas, nas Normas internacionais, convenções e acordos coletivos.

Como ter  certeza de que a certificação tipo “EC-Type Examination” ou “Type Aprroval” é confiável e válido: As empresas certificadoras devem liberar ferramentas de consulta via internet ou via e-mail para verificar a validade e autenticidade da certificação.

Para produtos nacionais, dependendo do tipo do produto, a certificação é compulsória ou voluntária. Para dobrar as garantias e ficar seguro com a confiabilidade do produto, o cliente pode exigir também que os ensaios sejam acompanhados por uma empresa certificadora de terceira parte e emitir um “Visit Report”. Mas esta exigência deve ser solicitada no momento da cotação, pois incorre em custos adicionais ao processo de compra.

Exija “Certificação” e saiba criticá-lo também!

Nossas certificações:

Baixar catálogo

Preencha os dados abaixo para fazer o download do nosso catálogo.