A NR 13 trata da segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão. Recentemente, foram feitas revisões para esclarecer aspectos sobre a classificação de riscos, a necessidade de relatórios de inspeção mais detalhados, e a padronização dos métodos de avaliação de integridade.
O que seria um vaso de pressão de acordo com a NR 13?
Segundo a NR 13, vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. Eles podem ser classificados, de acordo com essa norma, em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco. Na atualização, os tanques API foram reconhecidos como vasos de pressão. Isso significa que eles agora estão sujeitos às mesmas exigências e regulamentações que os outros vasos de pressão, incluindo requisitos de projeto, fabricação, inspeção e manutenção.
Quais são suas obrigações de acordo com a NR 13?
Dispositivos de Segurança: Conforme o item 13.7.1.2, os tanques devem estar equipados com dispositivos de segurança contra sobrepressão e vácuo, em conformidade com o código de projeto utilizado ou de acordo com as recomendações de análises de cenários de falhas.
Documentação Atualizada: É necessário que o estabelecimento onde os tanques estão instalados possua documentação devidamente atualizada sobre os dispositivos de segurança, incluindo os certificados de calibração desses equipamentos, conforme o item 13.5.1.6.
Manutenção dos Dispositivos: De acordo com o item 13.7.2.1, os dispositivos contra sobrepressão e vácuo, bem como as válvulas corta-chamas, quando aplicáveis, devem ser mantidos em boas condições operacionais, seguindo um plano de manutenção elaborado pelo empregador.
O que fazer para estar em conformidade com a norma?
Para garantir a conformidade com a norma, é fundamental implementar um plano de manutenção adequado para suas válvulas e dispositivos corta-chamas. A Romão oferece aos seus clientes a flexibilidade de optar entre manutenção no local ou em nossas instalações, conforme a necessidade.
Além disso, emitimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por um engenheiro responsável. Nossa equipe de engenharia possui mais de 25 anos de experiência no mercado, especializada na fabricação e reparo de equipamentos de proteção, garantindo serviços de alta qualidade e confiabilidade.
Precisa adequar seus tanques a NR 13? Entre em contato com nossos especialistas técnicos e tire suas dúvidas. Clique aqui!