Muitas vezes podem surgir dúvidas a respeito do Teto Domo Geodésico. O que seria esse Teto e porque devo escolher ele ao invés de um teto convencional em aço carbono?
O Teto Domo Geodésico (TDG) é uma cobertura fixa para tanques de armazenamento. É uma estrutura pré-fabricada de vigas de alimínio e base triangular. Possui formato esférico, com painés também elaborados em alumínio.
O peso do Teto é um fator muito importe no custo final do produto. O teto convencional é fabricado com aço carbono, que possui uma alta densidade, já o TDG Romão é fabricado em alumínio, que possui densidade de 1/3 (um terço) do aço carbono, impactando diretamente no peso final, resultando em um teto mais leve. Dessa forma, o teto de alumínio propicia um custo reduzido em relação à fundação do tanque e sua estrutura. Essa estrutura pré-fabricada é montada diretamente no local, eliminando a necessidade de solda e trabalho a quente, o que reduz riscos e simplifica o processo de instalação.
De acordo com a norma API 650, que regula os padrões de qualidade para tanques de armazenamento, a resistência e segurança desses tetos são abordadas em detalhes:
- Resistência Estrutural e Cálculo de Cargas (Apêndice E): Este apêndice detalha os requisitos para a resistência estrutural, incluindo a consideração das cargas estáticas e dinâmicas, como peso próprio, pressão interna e condições ambientais. A estrutura de alumínio do domo geodésico é projetada para suportar essas forças, proporcionando uma solução leve e resistente.
- Materiais e Resistência à Corrosão (Apêndice L): O alumínio, utilizado no domo geodésico da Romão, é altamente resistente à corrosão, conforme especificado neste apêndice. Isso assegura uma maior durabilidade, especialmente em ambientes corrosivos.
- Montagem sem Solda e Trabalhos a Quente (Apêndice R): O apêndice R aborda a minimização de riscos durante a construção e montagem de tanques. A ausência de necessidade de soldagem na instalação do domo geodésico é um diferencial significativo, alinhado com as melhores práticas para a segurança operacional.
Como a estrutura de alumínio do domo é significativamente mais leve em comparação aos tetos de aço carbono, sua instalação é facilitada, reduzindo também a carga sobre as paredes do tanque, prolongando a vida útil do sistema como um todo.
Quer saber mais sobre o TDG Romão? Solicite uma apresentação com o nosso time de especialistas.
Quer fazer um estudo de viabilidade? Fale com um de nossos responsáveis técnicos.