O que é a Válvula de Alívio de Pressão e Vácuo?
A Válvula de Alívio de Pressão e Vácuo é um equipamento projetado para ser instalado em tanques/reservatórios de armazenamento a fim de manter suas aberturas livres fechadas, permitindo o alívio de pressão e vácuo somente em casos de sobrepressão.
Como funciona?
As Válvulas são ajustadas para manter a pressão e o vácuo dentro dos tanques até o limite máximo de trabalho admissível do tanque (PMTA/VMTA). Quando atingido as pressões e vácuos de ajuste, as válvulas se abrem a fim de aliviar o fluxo dentro do tanque, fechando novamente após a operação.
As Válvulas de Alívio de Pressão e Vácuo desenvolvidas pela ROMÃO possuem obturadores calibrados por lastro, mola ou magnético. Quando há um excesso de pressão no tanque, o obturador de pressão é levantado, liberando o fluxo para a atmosfera, até que a pressão dentro do tanque seja reduzida, fechando assim o obturador novamente. Por sua vez, o obturador de vácuo da válvula é firmemente vedado pela carga adicional da sobrepressão. Dessa forma, quando há excesso de vácuo no tanque ocorre o processo inverso.
Estes dispositivos, quando instalados corretamente, ajudam a reduzir as emissões de vapores dos produtos dentro do tanque, diminuindo o risco de atmosfera inflamável, trazendo mais segurança para o seu reservatório, consequentemente diminuindo a poluição do meio e as perdas de produto por evaporação.
As Válvulas possuem taxas de vazamento que devem ser iguais ou menores as estabelecidas pelas Normas ISO 28300 e API2000, sendo quanto menor esta taxa, maior a economia gerada através das reduções de perdas por evaporação. Também, de acordo com a ISO 28300, para líquidos inflamáveis com ponto de fulgor maior ou igual à 60°C é recomendado a instalação de corta-chamas integrada à válvula.
Ao alcançar a pressão de ajuste a válvula inicia a abertura, e atinge a pressão de abertura dentro de um aumento de pressão de 10%, se abrindo totalmente. Esta tecnologia permite uma pressão de ajuste, que está somente 10% abaixo da pressão máxima admissível do tanque.